publicitario trabalhando

Comunicação e Artes

Publicitário

O publicitário desenvolve estratégias e campanhas publicitárias para promover produtos ou serviços.

Atividades da Profissão

O que faz um publicitário?


Publicitário

A área de atuação do publicitário é diversificada e envolve conhecimentos de comunicação e marketing. O publicitário pode trabalhar de forma independente como consultor ou freelancer, ou fazer parte de uma equipe maior no departamento de marketing de empresas corporativas, agências de publicidade, produtoras de vídeo e emissoras de televisão. Algumas das atividades mais comuns no dia-a-dia de um publicitário incluem:

  • Prospectar novos clientes
  • Manter um bom relacionamento com clientes e prestadores de serviços
  • Analisar o produto ou serviço do cliente
  • Discutir como o cliente a melhor forma de promover seu produto/serviço
  • Apresentar rascunhos e idéias para o cliente
  • Colaborar com profissionais de áreas relacionadas como designers, fotógrafos, editores, redatores e profissionais de marketing
  • Criar, produzir e coordenar campanhas publicitárias
  • Planejar e executar pesquisas de mercado
  • Aconselhar sobre preços de produtos, estratégias de vendas e distribuição

Habilidades e Conhecimentos

Quais as principais habilidades e conhecimentos de um publicitário?

As principais habilidades e conhecimentos que um publicitário precisa ter, ou desenvolver, incluem:

  • Conhecimento de diferentes métodos e estratégias de promoção e venda de produtos e serviços
  • Capacidade de identificar novas oportunidades de mercado
  • Capacidade de desenvolver formas criativas para promover produtos e serviços
  • Conhecimento sobre ferramentas e métodos de pesquisa de mercado
  • Conhecimento de produtos ou serviços que está promovendo, assim como de seus concorrentes e do mercado consumidor
  • Noções de finanças, para custear os produtos e serviços

Perfil Profissional

Quais as principais características profissionais de um publicitário?

Algumas características importantes em um publicitário:

  • Criativo
  • Observador
  • Bom em analisar e interpretar informações
  • Bom comunicador
  • Habilidoso na organização e planejamento
  • Capaz de trabalhar bem sob pressão
  • Bom negociador

Média Salarial

Quanto ganha um publicitário?

A média salarial de um publicitário por nível profissional atuando em uma instituição de médio porte:

Júnior: R$ 2048.84

Pleno: R$ 2561.05

Sênior: R$ 3201.31

Fonte: Site Nacional de Empregos

Cursos

Como é o curso de publicidade?

Para ingressar na carreira em publicitário os cursos de publicidade e propaganda, propaganda e marketing e comunicação são os mais indicados. Estes cursos envolvem conhecimentos de marketing, mídias e teorias e técnicas de comunicação. São oferecidas ainda disciplinas de formação específica como criação e produção audiovisual, composição e projeto gráfico, direção de arte publicitária. Estes cursos são oferecidos em grau bacharelado e têm duração média de 4 anos. O trabalho de conclusão de curso é obrigatório na maioria das instituições de ensino.

Duração média do curso: 4 anos

Confira a lista das universidades com os melhores cursos de propaganda e marketing do Brasil.

Fonte: Ranking Universitário Folha (RUF) 2016