Silhueta de uma família vendo o pôr do sol

A escolha da profissão é um processo difícil para a maioria dos jovens, sobretudo hoje em dia em que existem tantas opções de carreira e o mercado de trabalho está em constante mudança. O blog da lista de profissões traz algumas ideias sobre como os pais podem ajudar os filhos nessa tarefa.

Converse com seus filhos

Esteja aberto ao diálogo com seus filhos e converse o mais cedo possível sobre os interesses deles(as), sobre suas ansiedades e desafios relacionados com a escolha da profissão. Desta forma poderá entender melhor em que áreas os seus filhos são melhores e estão mais interessados. Fale também sobre o seu trabalho e o de outros familiares/amigos, como quais são as tarefas mais comuns do dia-a-dia, quais as que mais lhe interessam e quais desafios enfrenta regularmente no seu trabalho.

Jovem olhando para um quadro cheio de notícias e imagens variadas.

Expor os seus filhos a uma variedade de experiências aumentará as chances de se conhecer melhor e entender quais atividades lhe interessam mais.

Proporcione experiências de vida e trabalho

Dê aos seus filhos tarefas e responsabilidades na casa, como fazer as compras do supermercado, preparar o jantar ou cortar a grama. Encoraje-os a fazer atividades extra curriculares como esportes, aulas de línguas, música e voluntariados. Quais destas atividades mais gosta? Prefere trabalho ao ar livre ou no interior? Expor os seus filhos a uma variedade de experiências aumentará as chances de se conhecerem melhor e entender quais atividades acham mais interessantes.

Ajude na busca de opções de carreira

Leve os seus filhos para o seu trabalho e/ou peça a familiares e amigos para o fazerem. Desta forma podem ter uma idéia melhor de como é o dia-a-dia dessas profissões. Ajude-os a pesquisar sobre profissões que achem interessantes. Por exemplo, se admiram algum profissional em determinada área, procure saber qual o percurso que essa pessoa tomou (cursos, estágios, etc.). Incentive seus filhos a visitarem feiras de profissões e universidades e, se preferirem, acompanhe-os nessas atividades.

Jovem tomando café em frente a um laptop.

Ajude-os a pesquisar sobre profissões que achem interessantes.

Procure orientação profissional

Profissionais na área de Psicologia podem ajudar na decisão dos seus filhos. Através de técnicas especializadas estes profissonais proporcionam um maior autoconhecimento. Como este é geralmente um momento de muitas transformações e conflitos para jovens, ajuda profissional pode fazer a diferença.

Por fim, aconselhe seus filhos a tomar uma decisão mesmo que não estejam totalmente seguros da sua escolha. É preciso dar o primeiro passo e começar por algum lugar, mesmo que isso signifique que tenha de mudar alguns planos ao longo do caminho. Apesar de ser difícil ver seus filhos passarem por um momento de tanta pressão, lembre-se que porém, não deve tomar a decisão por eles(as) e que esse processo de decisão, por si só, contribui para o seu desenvolvimento pessoal.