Grupo de estudantes conversando sobre profissões.

Com tantas opções disponíveis, essa tarefa pode por vezes parecer insuperável. No entanto, com um pouco de reflexão e orientação você pode aumentar suas chances de tomar uma boa decisão.

1. Avalie suas características e preferências

Liste seus interesses, motivações, habilidades e aptidões e pense em como a sua personalidade combina com determinadas atividades. Testes vocacionais realizados por profissionais em psicologia podem ajudar você nesta etapa.

Grupo de estudantes conversando sobre profissões.

Converse com seus amigos sobre profissões.

2. Pesquise sobre profissões

Primeiro faça uma lista de profissões que ache interessantes. Inclua também profissões que você conhece pouco e gostaria de explorar mais. Pesquise sobre essas profissões, como descrições de cargos e requisitos educacionais, oportunidades de emprego e salários.

Converse com familiares, amigos e também com profissionais das suas áreas de interesse e tente conhecer a sua realidade, se possível observe como desempenham algumas atividades do seu dia-a-dia.

3. Faça uma lista de possíveis profissões a seguir

Com base em sua pesquisa anterior, comece a eliminar as profissões que você não deseja seguir. Combine a auto avaliação que realizou no primeiro ponto com a lista de profissões de interesse do segundo ponto. Filtre apenas as profissões que serão adequadas à sua personalidade e interesses. Reduza a lista até um máximo de cinco profissões.

Estudante fazendo lista de possíveis profissões a seguir

Faça uma lista de possíveis profissões a seguir.

4. Pesquise sobre cursos e universidades

Se informe sobre cursos disponíveis para as profissões de interesse, como campo de atuação de cada curso, as disciplinas e as características do aluno. Procure universidades que oferecem os cursos de interesse. Sites das universidades e guias de profissões são boas fontes de informação. Além disso, muitas universidades permitem visitas guiadas pelo campus. Participe em feiras de profissões para esclarecer dúvidas sobre cursos e profissões.

Estudantes visitando biblioteca.

Visite universidades e pesquise sobre cursos.

5. Tome uma decisão, mas lembre-se que pode mudar de ideias em qualquer momento da sua vida

A escolha de profissão não é obrigatoriamente uma decisão para toda a vida. Caso não se identifique com o curso tente outra opção! Além disso, muitas pessoas mudam de carreira após anos de trabalho. Assim como a nossa sociedade, nós também estamos em constante mudança. Uma mudança de carreira é muitas vezes natural.