Entrevistado apresentando projeto Impact Map

Nome: Joseane Marques

Cidade: Townsville – Australia / Rio Grande - Brasil

Profissão: Pesquisadora

Hobbies: bicicleta, ir à praia, cozinhar.

Joseane checando equipamentos de laboratório.

Joseane em trabalho de laboratório.

Em qual Universidade estudou?

Fiz oceanografia na Universidade Federal do Paraná e, mestrado em Oceanografia Biológica na Universidade Federal do Rio Grande.

O que o motivou a escolher esse curso?

Sonho de criança mesmo, assistia muitos filmes e documentários sobre os oceanos e vida marinha. Durante toda a infância meus pais me diziam que trabalhar com isso era impossível, era “coisa da televisão”. Quando estava no colegial e pesquisei as opções de cursos em universidades federais, descobri os cursos de Biologia Marinha e Oceanografia mais próximos, e foquei em conseguir uma vaga em um deles.

Quais disciplinas que achou mais interessantes durante o curso? Por quê?

As disciplinas relacionadas a poluição, ecotoxicologia e gestão costeira. São disciplinas que te mostram o impacto do homem/sociedade no meio ambiente, e também busca formas práticas de medir e combater/minimizar esse imacto. Gosto muito de ciência básica e sei o quanto é importante, mas meus assuntos preferidos são os que mostram aplicações mais diretas da ciência para a sociedade.

Quais as atividades mais comuns do seu dia no trabalho?

Apesar de muita gente imaginar que todo oceanógrafo passa muito tempo no mar (em barcos ou mergulhando), as atividades mais comuns são realizadas em laboratórios, ou analisando dados no computador.

Joseane em trabalho de laboratório.

Joseane analisando dados.

Quais as atividades que mais gosta de fazer no seu trabalho? Por quê?

Apesar do trabalho de campo poder ser muito difícil, é sem dúvida uma das minhas atividades preferidas. Quando estamos no campo, botando a mão na massa e literalmente em contato direto com nosso objeto de estudo, é como se estivesse em um dos filmes e documentários que assistia na infância e me motivaram a seguir essa profissão.

A análise estatística dos dados também é uma das minhas atividades preferidas, pois é o momento em que você pode enxergar um resumo do seu trabalho, e responder às perguntas que motivaram sua pesquisa.

Que conselho daria para quem quer seguir a sua carreira?

É uma carreira muito longa, e com pouco retorno financeiro, então você realmente precisa estar certo da sua escolha e sentir amor pelo trabalho.

Joseane usando um microscópio.

Joseane analisando uma amostra ao microscópio.