Entrevistado apresentando projeto Impact Map

Nome: Ricardo Scacchetti

Cidade: Genebra, Suíça

Profissão: Gestor de Investimentos Sociais

Hobbies: escalada, ciclismo e violão

Entrevistado apresentando projeto Impact Map

Ricardo apresentando a ferramenta Impact Map.

Em qual Universidade estudou?

Cursei engenharia de produção na Escola de Engenharia Mauá e depois fiz mestrado em economia ambiental na Universidade Bocconi em Milão, Itália.

O que o motivou a escolher esse curso?

Quando escolhi fazer engenharia, pensei em selecionar um curso que me ajudasse a criar novas coisas. Sempre gostei da parte de criação, seja no aeromodelismo no desenho ou fazendo gambiarras.

Mas na época não me era claro que a criação poderia envolver serviços, novas formas de pensar e de ver as coisas e não necessariamente um objeto. Mais tarde tive vontade de aprender mais sobre economia e sua relação com o meio ambiente e sociedade. Foi neste momento em que decidi fazer o mestrado em economia ambiental.

Quais disciplinas que achou mais interessantes durante o curso? Por quê?

No curso de engenharia eu gostava mais da parte de Geometria analítica, algoritmos e gestão. E gostava menos da parte relacionada a manutenção e cálculo.

Quais as atividades mais comuns do seu dia no trabalho?

Meu trabalho atualmente envolve muita comunicação com parceiros. Embora não tenha nada a ver com engenharia, a engenharia me permitiu ter uma comunicação objetiva e lógica.

Entrevistado numa sala de reunião.

Ricardo se reunindo com equipe de projeto.

Quais as atividades que mais gosta de fazer no seu trabalho? Por quê?

Criar. Essa é a parte que mais gosto. A criação está em um e-mail, numa conversa em um desenho.

Que conselho daria para quem quer seguir a sua carreira?

O grande desafio na atividade de investimentos sociais e ambientais é separar o emocional do lógico. Para conseguir fazer esta atividade com sucesso é importante ter noções de economia, de investimentos financeiros, de organização social e dos aspectos ambientais.

Um currículo diversificado é essencial. A engenharia ambiental é diversificada, porém acredito que deixa a deseja nas disciplinas ligadas a lógica.

Entrevistado em trabalho de campo.

Ricardo em trabalho de campo.